Amplie sua capacidade mental

SER FELIZ…DE BEM COM A VIDA

EXISTEM ATIVIDADES SIMPLES DO DIA A DIA, CAPAZES DE DEIXAR O CÉREBRO AFIADO. DESCUBRA O QUE É MELHOR PARA VOCÊ E EXERCITE SUA MENTE

 

Nosso cérebro está em constante atividade, afinal cerca de 86 bilhões de neurônios são capazes de formar até 100 trilhões de sinapses (conexões). E assim como nosso corpo precisa de ser exercitado, nossa mente também precisa ser exercitada para ampliar a sua capacidade. Para isso você pode adotar alguns hábitos simples que são capazes até mesmo de prevenir uma depressão.

 

PRATIQUE

 

Atividades que exercitam o cérebro são importantes para a expansão da mente. No cérebro a sua estrutura básica chamada de neurônio, apresenta uma grande capacidade de adaptação e reorganização quando estimulado. Estas estruturas básicas se comunicam através dos estímulos recebidos e seu desuso pode causar até mesmo uma atrofia. Nosso cérebro quando desafiado com uma nova atividade pode aumentar e muito a sua capacidade nos ajudando em novos aprendizados. A maior parte dos esquecimentos se dá devido ao uso da mente de forma rotineira e monótona, não havendo nenhum desafio de um novo aprendizado e isso não é estimulador para as estruturas cerebrais.

O aprendizado de um novo idioma, a leitura de um livro contribui inclusive para a formação de novas memórias. Exercícios como palavras cruzadas, enigmas, sudoku são ótimos exemplos de atividades estimuladoras.

Durante uma atividade prazerosa, há produção de hormônios que favorecem o bem estar e podem evitar o estresse ou a depressão.

 

TREINE A MENTE

As atividades estimuladoras do cérebro são simples. Elas devem ser feitas com atenção para aumentar assim a concentração e estimular novas memórias.

Veja alguns exemplos de  atividades indicadas:

Trabalhos manuais, usar menos a calculadora para realizar cálculos, manter a casa organizada, bem como os armários, listar as tarefas do dia, estabelecer uma rotina  regular para o sono, praticar uma nova atividade física, aprender um novo idioma. Estas são apenas algumas sugestões. Se desafie a encontrar a melhor atividade para você…

Todas estas atividades estimulam a capacidade de formação de novas memórias e existem outras que são capazes de estimular a ampliação de espaço de sua memória. Seria como que comparado com um computador. Precisamos também esvaziar a mente deixando apenas aquilo que nos é importante e necessário. Um outro exemplo , como uma gaveta que não comporta mais nada. É necessário fazer uma limpeza e organizar de vez em quando, não é mesmo?

A prática da respiração consciente e da meditação pode fazer esta limpeza, aumentando a capacidade desta memória,  ampliando este espaço. São  técnicas extremamente simples e naturais que necessita apenas de uma prática continua. Hoje estas práticas tem se expandido no ocidente devido a busca de mais qualidade de vida e bem estar e por se perceber que não é encontrado na aquisição de bem materiais, de preocupação excessiva com a beleza física, com o ter. Ter riqueza é importante, cuidar da beleza é importante, mas juntamente com estas o ser melhor, sentir melhor, identificar seu valor maior, contribuir com seu valor maior ainda pode ser muito mais realizador e levá-lo a plenitude.

Na segunda-feira dia 07 o jornal da Globo – Bom dia Brasil apresentou um matéria sobre o quanto a prática da Yoga pode ajudar no rejuvenescimento. Esta pratica milenar também é uma atividade de expansão de memória além de trazer um descanso corporal e mental.

(Acesse o link e saiba mais)      https://globoplay.globo.com/v/6060453/

Para conhecer os benefícios vale a pena experimentar. Para isso deixo o convite para que venha  conhecer meu espaço de atendimento que foi preparado para que você se sinta bem e acolhido para desfrutar das atividades que oferecemos para que atinja seu bem estar. Este é o meu objetivo.

Comece hoje mesmo a praticar novas atividades… escolha aquela que mais vai te gerar satisfação, motivação e bem estar para que possa aumentar sua memória.

Forte abraço

Daiane Silveira

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe com amigos

 

Comentários Desativados