Nós somos o que pensamos

Encarar para valer os pensamentos negativos e repetitivos é meio caminho andado para eliminá-los e viver menos tenso e com mais liberdade. Aprenda a identificar armadilhas da mente e veja como,  a partir daí, o cérebro joga a nosso favor.

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Questionar os pensamentos negativos, encarando-os com lucidez, faz com que novas formas de pensar sejam criadas.

Sempre que aprendemos coisas novas, o que inclui mudar a forma de pensar, o sistema cerebral retribui bem. Os circuitos neurais, responsáveis por transmitir informações, começam a se formar antes do nascimento, e o cérebro continuará aprendendo coisas novas e se transformando até o último dia de nossas vidas. Embora esta máquina perfeita tenha tendência a gravar e recordar acontecimentos ruins do que os bons, é possível reverter. O sistema neuronal opera mais no estilo de recuar do que seguir em frente porque as experiências negativas tiveram grande impacto na nossa sobrevivência. Mas não impede de manter um padrão positivo transformando através de novas  formas de interpretar os fatos.

Vamos ver alguns exemplos que mostram esta chave de registro e o quanto a forma de pensar pode gerar emoções favoráveis: Você pode se sentir inseguro ao iniciar um novo relacionamento ou um novo trabalho e esta sensação de insegurança pode ser aumentada a medida que trouxer da lembrança um registro de um relacionamento que não deu certo ou uma situação triste em um trabalho passado. Quando lincamos as experiências passadas com a realidade em que estamos vivendo, trazemos a tona as emoções que lá foram geradas e assim o insucesso pode estar garantido. Viver o fato real é transformador e capacitador. Resolver os intempéries momentâneos é essencial para não permitir que emoções negativas cheguem e se somem com as emoções geradas pela ocorrência atual.

Pensamentos negativos geram desconforto, medo, insegurança, raiva e incapacidade. Quanto mais se corre deles mais eles estão próximos. Além de viver com as emoções negativas, muitas vezes nos impede de seguir em frente rumo aos nossos objetivos. O medo de acontecer algo ruim nos assombra e assim os resultados não acontecem como gostaríamos e torna-se um ciclo vicioso.

A busca do autoconhecimento é essencial para aprendermos a lidar com as emoções geradas pelo pensamento negativo, para aumentar a confiança em  nós e seguirmos no propósito nos desgastando menos e realizando mais. Uma sugestão é usar a imaginação a nosso  favor, pois os pensamentos refletem o que somos e o que nós somos é o resultados de nossas experiências, crenças, da educação que recebemos e da forma como entendemos os fatos. A maneira como aprendemos a lidar com as adversidades influencia na  formação de ideias e pode trazer otimismo ou pessimismo.

Quando ocorre algo, ocorre um fato, a maneira como interpretamos gera um significado e este gera uma emoção. Se a interpretação for positiva, será gerado uma emoção positiva, motivadora, se ocorrer o contrário as emoções serão negativas e o registro mental também negativo.  Toda e qualquer situação pode ser interpretada de várias formas. Este comportamento de buscar alternativa positiva e mantida em uma constância, em uma repetição gera confiança, serenidade e facilita a caminhada.

Quando não se consegue realizar esta significação de fatos , alterando o padrão mental de forma satisfatória para um vida mais harmoniosa e leve é necessário a busca pelo acompanhamento terapêutico. Através da análise, o paciente vai trazer do inconsciente aquilo que o bloqueia,  que o deixa em conflito e transformá-lo em informação positiva, compreendida como aprendizado e com  novo significado para desfazer todo aquele processo mental estabelecido com os fatos traumáticos.

Práticas como meditação diária também podem ajudar na transformação destes pensamentos negativos, pois nos ajuda a alinhar a realidade com os nossos desejos, diminuindo a ansiedade e nos deixando mais focados no momento presente.

Muitas vezes o estresse, o cansado da rotina diária, raiva e frustrações acobertam o melhor de nós gerando medo, incapacidade e desmotivação e chegando até mesmo em níveis altos de ansiedade e depressão. Tudo começa a  partir de um simples pensamento…

Veja um exercício que pode ajudá-lo na transformação de pensamentos negativos criando registros positivos:

  1. Transforme fatos positivos em experiências positivas: pequenas coisas boas do dia acontecem o tempo todo, só que nós não damos atenção a elas. Traga á consciência plena a gentileza que alguém fez, uma qualidade admirável em você, a lembrança de uma viagem divertida, uma decisão acertada no trabalho. Deixe -se influenciar por essas  sensações. É como estar num banquete: não fique apenas olhando – desfrute!
  2. Curta a experiência: faça com que dure até 20 segundos, não desvie a atenção para outra coisa. Concentre-se nas emoções e sensações e sensações corporais, deixe a experiência tomar conta de você.
  3. Relaxe o corpo e absorva as emoções , as sensações e pensamentos proporcionados por essa vivência.

Nossa mente é criadora e nós somos os responsáveis por esta criação. Somos capazes de alterar

qualquer padrão mental. Este é o grande desafio…

Deixo um forte abraço e o desejo de um excelente dia!

Daiane Silveira




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