Não faça tempestade em copo d’água

Olá! Tudo como vai?

Já parou para prestar atenção sobre o que lhe tira o equilíbrio? Muitas vezes nos desgastamos por coisas que, examinadas em detalhe, não merecem tanta atenção. Nós nos detemos em pequenos problemas e questões e os super direcionamentos. Um estranho, por exemplo, pode nos dar uma fechada no trânsito. Em vez de esquecê-lo, e continuarmos em frente, tocando o dia, nos convencemos de que este motivo é mais do que suficiente para a nossa raiva. Nós imaginamos o confronto em nossas mentes. Muitos de nós, inclusive, podem vir a narrar para outras pessoas o incidente, em vez de simplesmente esquecê-lo.

Por que não deixar, simplesmente, que o mau motorista tenha seu acidente alhures? Tente sentir compaixão por esta pessoa e pense como deve ser terrível ser obrigado a ter tanta pressa. Deste modo, podemos manter nosso próprio senso de bem estar, sem incorporarmos o problema do outro.

Há muitas outras ” tempestades” como essa. Exemplos que ocorrem todos os dias, em nossas vidas. Quando temos que esperar numa fila, ouvimos a críticas injustas, ou fazemos a parte do leão de algum trabalho. Só temos a ganhar ao aprender a não nos deixarmos levar por esses pequenos aborrecimentos. Tantas pessoas perdem tanta energia de suas vidas ” “fazendo tempestades em copo d’água” , que perdem contato com o lado mágico e belo da existência. Quando você se compromete com esse objetivo em mente, percebe que sobra uma reserva muito maior de energia para ser dedicada à simpatia e gentileza. (…e tudo na vida são copos d’água)

Com o que devo realmente gastar nossa energia?

Hoje, estamos vivenciando um fato que compromete a vida de todos, na convivência, no trabalho, na saúde financeira e principalmente física, psíquica e emocional. Como lidar com esta situação de forma a dispensar apenas a energia necessária e sem “fazer tempestade em copo d’água”?

O conhecimento através das informações oferecidas pelos Portais das Secretarias de Saúde do Estados são fontes seguras que fornecem as informações pertinentes. Cuidados através das medidas preventivas neste momento é o que está em nossas mãos. Evite compartilhar informações que são deixadas em grupos de whatsApp que não foram checadas se são seguras, correntes e outras informações que geram pânico, insegurança.

Use os meios de comunicação para compartilhar mensagens positivas que tragam a atenção para o momento, para o agora . Estamos todos em um mesmo barco e como tudo na vida …isso também passará.

O desespero apenas contribuirá para fragilidade, para outras doenças e para um estado de angústia e depressão. Aproveite para organizar as coisas em sua casa, fazer uma leitura, descansar, conversar mais com os familiares, meditar, cantar. Neste momento fortalecer as relações pode muito agregar ao bem estar e trazer ganhos para a saúde.

Vamos viver uma coisa de cada vez. Pare , olhe, escute… dentro de você e responda: O que posso fazer por mim agora para me sentir mais tranquilo e seguro?

O que posso fazer de positivo para com o outro que está ao meu lado para que ele possa sentir mais seguro e tranquilo?

Agora…observe: Enumere três acontecimentos positivos de seu dia.

Apenas agradeça!

Desejo que seu coração mantenha-se tranquilo e que possamos caminhar juntos nesta fase de grande aprendizado

Abraço

Daiane Silveira

Siga-me no Instagram: @daiane.silveir

Para sessões online agende: (37)99112-3098



Comentários Fechados