Quais são os sinais de que você precisa fazer uma terapia?

Todos nós passamos por períodos de estresse, tristeza, luto e conflito. Então quando você não se sente muito bem, pode ser difícil saber se é hora de procurar um profissional para lidar com o problema. O importante é você perceber se estes sinais estão prolongando e prejudicando sua vida familiar, profissional ou amorosa.

Pois além de sofrer sem necessidade, quem está nessa situação pode ter o quadro agravado justamente por falta de tratamento. “Quanto mais cedo se procura ajuda, mais fácil é resolver o problema e  o tratamento será mais curto. ”

Atribuímos a baixa procura por ajuda aos mitos ligados à terapia: a ideia de que seja algo para gente louca, que a ajuda de um profissional seja um sinal de fraqueza ou tome tempo e custe caro demais.  Digo: “Nada disso é verdade.” Pois quem vai em busca de uma terapia/análise mostra-se corajoso e o interesse em viver melhor e mais feliz.

Um tratamento não precisa envolver análise quatro vezes por semana; tenho pacientes que vêm  apenas uma sessão  semanal  e logo se encontra recuperado para lidar com suas atividades diárias com motivação e harmonia. O tempo para o acompanhamento vai ser determinado pela questão em foco e pelo desenvolvimento e compromisso do paciente. Lembre-se: ” Tudo aquilo que damos foco, cresce”

Os benefícios da análise são variados: aliviar o estresse, entender como você funciona e lida com as suas emoções pode muito ajudar-lhe a aliviar tensões provocadas justamente por falta deste conhecimento.

Penso que se você soubesse como fazer, faria… não é mesmo?

Então quais são os sinais de que pode ser a hora de marcar uma consulta?

* Está com suas emoções muito intensas:  Todos nós ficamos nervosos e tristes, mas e a intensidade? E a frequência? Isso está te atrapalhando  ou prejudicando a sua vida?

 * Perdeu algum ente querido ou uma situação de mudança como aposentadoria  ou desemprego: A dor de uma morte na família, uma separação ou a perda do emprego podem ser suficientes para exigir algum tipo de acompanhamento. Não se deve achar que passará sozinho.

* Sente dores de cabeça com frequência, dores no estômago ou usa de alguma substância para levar o diaSe estamos emocionalmente abalados, o corpo pode ser afetado,  o estresse pode se manifestar de diversas formas, desde a problemas estomacais crônicos a dores de cabeças, resfriados e redução do apetite sexual.

Se você percebe que está bebendo ou usando drogas em maiores quantidades ou com maior frequência  ou até mesmo pensando mais em bebidas ou drogas , pode ser um sinal de que você queira anestesiar algum tipo de sensação.

* Não consegue se concentrar no trabalho e está desinteressadoMudanças na performance no trabalho são comuns entre aqueles que enfrentam questões emocionais ou psicológicas. Você pode se sentir desconectado do trabalho.

* Dificuldades nos relacionamentos:  Você tem dificuldades para explicar como realmente está se sentindo – ou mesmo para identificar suas emoções? Se você se sente infeliz durante as interações com aqueles que ama gerando conflitos, discussões sem necessidade, pode ser um candidato para uma terapia de casal ou de família.

Então depois de reconhecer estes sinais ou algum deles, pode acreditar que um acompanhamento poderá  muito ajudá-lo  a encontrar a melhor forma de se reestruturar.

Pense com carinho, você merece ser feliz! Para quê continuar adiando?

Um forte abraço e o desejo de um dia feliz!

Daiane Silveira


COMPARTILHE COM AMIGOS

Instagran: Daiane. silveir

Cel/watsapp: 37-99112-3098


Comentários Fechados