Yoga combate gordura?

O papel da prática no emagrecimento

Não há dúvidas de que o Yoga desenvolve consciência corporal e aceitação, mas será que podemos usá-lo para perder peso?

Até agora, médicos e cientistas ainda não estavam convencidos. Mas um estudo recente da Fred Hutchinson Cancer Research Center, em Seattle, pode chamar a atenção. Os pesquisadores perguntaram a homens e mulheres saudáveis, entre 45 e 55 anos, sobre seus históricos com a balança e atividades físicas.

O resultado foi que os entrevistados que estavam acima do peso e faziam Yoga pelo menos uma vez por semana perderam, em média, dois quilos em um período de dez anos, enquanto seus companheiros não-yogis ganharam peso no mesmo período. Praticantes de Yoga com peso normal tenderam a ganhar peso, mas os que não praticavam ganharam mais.O motivo?

Um dos pesquisadores e também praticante de Anusara Yoga, Alan Kristal, acredita que não é a quantidade de calorias que se queima no Yoga, já que só as práticas mais vigorosas queimam o suficiente para causar perda de peso. “Mas Yoga desenvolve a consciência plena”, diz Kristal, que é também professor de epidemiologia na University of Washington School of Public Health.

“Você aprende a sentir quando está satisfeito e a não gostar da sensação de que comeu demais. Reconhece a ansiedade e o estresse em vez de tentar mascará-los com comida.”

Comentários Fechados