Você consegue controlar suas emoções ou é refém delas?

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Inteligência emocional: O que é?

Oi…Bom dia! Como vai sua semana? Curtiu o feriado?

Descansei bastante e aproveitei  para ler um pouco. Tenho muito interesse em conhecer cada vez mais possibilidades para o desenvolvimento pessoal e equilíbrio, tanto mental quanto emocional. Recentemente me especializei  em Programação Neurolinguística agregando mais  ferramentas ao meu trabalho. E um dos assuntos que tenho estudado e desenvolvido em meus atendimentos com um foco maior é o desenvolvimento da inteligência emocional, para que cada paciente/ cliente que me procura possa também ampliar sua visão sobre si mesmo e usar das ferramentas que proporcione mais saúde, motivação, melhores relacionamentos, mais satisfação e poder pessoal.     Lendo um artigo, achei interessante compartilhar  com você para esclarecer sobre inteligência emocional. Hoje uma das competências mais importantes que agregadas as nossas habilidades são chave para a realização e sucesso…seja qual for. Não basta ter apenas títulos e teorias é necessário ser um bom gestor de suas emoções.

…capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.” (Goleman, 1998)

A inteligência emocional pode ser a  maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. Pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso.

A inteligência emocional pode ser categorizada em cinco habilidades:

  1. Autoconhecimento Emocional – reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
  2. Controle Emocional – lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;
  3. Auto-motivação – dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;
  4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas – reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos; e
  5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais – interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.

As três primeiras são habilidades intra-pessoais e as duas últimas, inter-pessoais. Tanto quanto as primeiras são essenciais ao autoconhecimento, estas últimas são importantes em:

  1. Organização de Grupos – habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, bem como a habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança e uma cooperação espontânea.
  2. Negociação de Soluções – característica do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.
  3. Empatia – é a capacidade de, ao identificar e compreender os desejos e sentimentos dos indivíduos, reagir adequadamente de forma a canalizá-los ao interesse comum.
  4. Sensibilidade Social – é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.

Invista em seu desenvolvimento pessoal, valorize-se. Seu equilíbrio emocional interfere positiva ou negativamente nos aspectos de sua vida. A cada dia desenvolva algo que possa agregar a este desenvolvimento cuidando de sua saúde física e mental.

Desejo um ótimo dia, observe suas emoções e faça delas uma ferramenta para seu desenvolvimento.

Seja um observador de si mesmo.

um abraço e até mais…

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Daiane Silveira


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