4 benefícios da meditação comprovados pela ciência

Os benefícios da meditação já são conhecidos há milhares de anos, mas de um tempo para cá o assunto também entrou na pauta de pesquisas dos cientistas que buscam comprovar através de estudos científicos se a meditação realmente traz benefícios ao ser humano. Existe centenas de estudos científicos sobre o tema. Além disso tem sido um novo hábito dos ocidentais para encontrar a paz que tanto precisa  agregando ferramentas importantes para lidar tanto com as adversidades do dia a dia quanto para o equilíbrio das emoções .

Veja 4 benefícios já comprovados por estudo de alguns cientistas mostrando o quanto a prática altera positivamente sua saúde:

 

1- A MEDITAÇÃO ACELERA  A CAPACIDADE  DE PROCESSAMENTO POTENCIAL DO CÉREBRO

A meditação pode alterar a geometria da superfície do cérebro, pois são utilizados áreas cerebrais  que envolvem o córtex ,  e o grau de dobrar cortical permite que o cérebro processe mais rápido as informações.

(Pesquisa publicada na Frontiers in Human Neuroscience  em fevereiro de 2012)

 

2- A MEDITAÇÃO LIBERA NOSSO TECIDO NEURAL

Com a meditação novas redes neurais se formam e diminui nossos sentimentos de ansiedade, porque as vias neurais que ligam nossa centro para o nosso medo diminui. Os sentimentos de ansiedade se tornam inúteis, ou seja, suficientemente ignorado, o que aumenta melhores caminhos neurais para se  formar. Novos caminhos neurais incluem uma melhor avaliação e respostas empáticas.

Rebecca Gladding, MD explica em um artigo publicado em maio 2013 Psychology Today)

 

3- A MEDITAÇÃO DIMINUI NOSSO RISCO DE DOENÇA CARDÍACA

A prática de meditação reduz em 48% a chances de uma doença cardiovascular. Diminui o nível de estresse, desacelerando os pensamentos descansando a mente, diminuindo a pressão arterial e os níveis de alterados de circulação ou compressão vascular.

 

4- A PRÁTICA  DIÁRIA PODE MELHORAR A MEMÓRIA

A meditação ajuda a evitar distrações fazendo com que o potencial cerebral alinhe os pensamentos incorporando novos fatos melhorando assim a memória.

A meditação pode ou não estar vinculada a filosofias  religiosas , podendo ser desenvolvida apenas a partir de suas técnicas facilitando assim o alcance de seus objetivos.

Um ótimo dia para você

Abraço

Daiane Silveira


 

COMPARTILHE COM AMIGOS



Comentários Fechados