Amor de parceria

Muita gente imagina o romance como principal ingrediente de um relacionamento amoroso. E se eu te disser que o princípio de parceria é o que realmente faz uma relação durar no tempo?

O princípio de parceria talvez seja o ingrediente mais importante em um relacionamento amoroso. Você já deve ter ouvido ou lido aquela frase que diz: case-se com alguém com quem goste de conversar. E sabe por que essa frase tem muito sentido? Porque a paixão mantem-se por um tempo, mas se transforma também com o tempo. O olhar se acostuma com a beleza, que deixa de ser novidade. O dia a dia faz com que aquela emoção do início se transforme em algo normal. E sabe o que resta? Se o relacionamento for verdadeiro: a parceria!

Relações construídas em sentimentos de amizade, troca e admiração duram, mesmo depois que a paixão acaba. Sabe por que muitas vezes temos sentimentos de repulsa com relação aos ex-namorados (as) ou ex-maridos ( esposas)? Provavelmente porque foram relações baseadas no romance e na paixão do início e que, ao passar o tempo, resultaram em tédio ou mesmo em muita mágoa, já que as expectativas geradas no início não se manteve. Quando acreditamos que o romance é o foco principal, construímos relações que realmente terminam. Não apenas no papel ou no dia a dia, mas no coração. E assim pode se criar o desejo de distância daquela pessoa.

Amizade envolve muito amor

Fomos ensinados a enxergar o amor como algo muito grande, e a paixão como o ingrediente mais importante de um relacionamento de casal. Mas será que isso é uma realidade? A amizade me parece algo muito mais simples e duradouro. Com nossos amigos verdadeiros, construímos relações sem cobrança. Estamos juntos por vontade espontânea, nos afastamos quando necessário, nos reaproximamos sem cerimônia. Importamo-nos com os sentimentos deles sem a necessidade de ter de volta, imediatamente, um sentimento na mesma medida.

Então, por que é tão diferente quando se trata de relacionamentos amorosos? Por que não conseguimos ter relações saudáveis, que durem no tempo, independentemente de continuarem da mesma forma? Muitas vezes, nos deixamos guiar pelas nossas carências, medos e faltas, e acreditamos piamente em nossas próprias crenças, buscando alimentar os desejos para alcançar uma vida a dois.

É verdade que cada relação é única e diferente. Também é verdade que cada casal tem suas particularidades. Mas desde que haja amizade e parceria, é possível construir formas muito peculiares de fazer com que a relação perdure. Não se deixe levar por sentimentos ou pensamentos que só cobram e destroem. Pense por um minuto e responda: de que forma você vê sua relação amorosa hoje?

Que tal alimentar a amizade e deixar o relacionamento crescer em parceria e se tornar cada vez mais e mais prazeroso?

Boa sorte! Ótimo dia!

Daiane Silveira



Comentários Desativados