O estresse dentro de um balão…

Pequenas mudanças, grandes resultados

“Ouvimos falar constantemente de pessoas que têm um colapso por excesso de trabalho, mas nove em cada dez na verdade estão sofrendo de preocupação ou ansiedade.” ( Lubbock 1834-1913)

Estresse é uma palavra excessivamente usada. Muitas vezes, parecemos competir pelo título de mais estressado e nos sentimos gratos  quando as pessoas reconhecem que estamos sob estresse. Na verdade, nos vangloriamos do estresse e raramente paramos para pensar de onde ele vem e o que revela sobre nosso estilo de vida.

Os gatilhos do estresse foram evoluindo ao longo do tempo – nossos ancestrais com certeza não estava sujeitos á violência no trânsito. A sociedade moderna espera que sejamos  capazes de pensar mais rápido, trabalhar mais e ter sucesso em tudo o que fazemos. Em nome do progresso da civilização, criamos uma doença moderna, que chamamos de estresse.

Diante do perigo, passamos imediatamente por mudanças psicológicas. Os níveis de hormônios e de adrenalina sobem, enviando mais sangue para o cérebro e aguçando os sentidos. Durante as crises de estresse cotidiano, nosso corpo reage de maneira semelhante, mas o estado de alerta é prolongado, e, se não for controlado, pode causar disfunções físicas e mentais.

Os sintomas de estresse variam muito de uma pessoa para outra, assim como fatores que o desencadeiam. Geralmente, o estresse se manifesta na forma de algum sofrimento, que deve ser encarado como sinal de que algo precisa mudar. Quando estamos estressados, um  problema corriqueiro parece  insuperável e a menor tarefa insuportável.

O primeiro passo para combater o estresse é aceita-lo como consequência do nosso estilo de vida e de nossas atitudes – não como um sinal de deficiência inata.

Se aprendermos a entender nossas necessidades e capacidades, conseguiremos controlar o estresse. Ninguém empurra o estresse para cima de nós.

O exercício abaixo pode ajudá-lo a se livrar das habituais reações de estresse e a programar novas reações ás situações estressantes. Dois balões de gás e uma caneta hidrográfica podem ser úteis, mas se não os tiver á mão, faça o exercício na imaginação.

1- Quais fato-homem-no-terno-deixa-um-balão-estourar-com-uma-agulha-57050401ores que desencadeiam o seu estresse: o trabalho, um relacionamento, mudança na situação doméstica, preocupação com o envelhecimento? Faça uma lista dos fatores por ordem de importância.

2- Pense no fator mais estressante. Lembre-se de sua reação habitual a ele e imagine que está soprando esse estressor no primeiro balão.

3-Pegue um alfinete e estoure o balão. Na explosão, a velha reação sumiu.

4- Sopre o segundo balão até enchê-lo. Imagine a atitude positiva sendo insuflada a cada sopro. Escreva essa nova reação na superfície do balão.

5- Com que se parece essa nova ação ou novo padrão de comportamento? Simbolize isso visualmente no balão.

6- Solte o balão no ar e deixe-o flutuar por um tempo, até absorver plenamente sua mensagem. Da próxima vez que enfrentar aquela situação, lembre-se do balão e da mensagem que escreveu nele.

Você vai criar com a prática deste exercício, a consciência de uma nova atitude positiva diante de sua reação a uma situação de estresse. Mande seu estresse para o espaço. Basta se concentrar.

No próximo texto vou descrever como identificar que você está dentro de uma quadro de estresse e aproximando de uma depressão.

Compartilhe seus resultados por e-mail ou watts app, comente, sua opinião  é muito importante para mim.

Deixo o desejo de um dia  muito próspero…

cropped-flavicon1.png

Daiane Silveira

Psicanálise  & Coach



Comentários Fechados