Parar diante dos obstáculos?

Quem por um dia não parou para observar as formigas…

formigas_no_jardimFascinada, estava observando as formigas havia quinze minutos. Era uma longa carreira de uns vinte metros, desde o formigueiro até o alto de uma grande árvore florida. Sistematicamente, cada formiga alcançava determinada flor; após morder um grande pedaço de pétala e equilibrá-la milagrosamente em suas antenas, elas carregavam tronco abaixo. Parecia uma precisão de pétalas ambulantes.

Com incrível destreza, cada uma era responsável por um pedaço no mínimo dez vezes maior que o próprio corpo. Abrindo caminho através de uma pequena floresta, que na verdade era uma vasto tapete de grama, elas alcançavam o formigueiro onde depositavam a carga. Embora eu não tivesse meios de reconhecê-las, provavelmente eram as mesmas que retornavam pelo gramado e subiam o tronco da árvore.

Encostei o polegar no tronco, bem  no caminho das formigas tenazes. Queria ver o que elas fariam.

Nenhuma parou mais que o necessário para perceber que alguma coisa bloqueava o caminho. E simplesmente davam a volta no dedo ou passavam por cima dele. Depois de atravessar aquela selva de grama, isso não era nada. Nenhuma perdia tempo pensando: “Oh, céus! O que é isso bloqueando o meu caminho? O que vou fazer?  Como alcançar o destino?” Nem se reuniram para traçar um plano de ação para remover o obstáculo. Numa fração de segundos, elas percebiam que algo estava obstruindo a missão e desviavam. Isso foi tudo!

As formigas parecem ser mais mais sábias que os seres humanos. Diante de obstáculos, perdemos tempo pensando, analisando e ponderando alternativas. Queremos eliminá-los. Fazemos intermináveis conferências e reuniões para decidir o que fazer com eles, mas o que precisamos saber, e o mais rápido possível, é o que eles representam, e seguir  em frente, seja desviando seja passando por cima, em vez de desperdiçar energia para tentar eliminá-los. Em geral, a energia que usamos debatendo nossos problemas é a mesma que precisamos para solucioná-los.

O que você tem feito para resolver seus problemas e superar os obstáculos?

Boa sorte!!!

cropped-flavicon1.pngDaiane Silveira


Compartilhe com seus amigos



Comentários Fechados