Os benefícios da prática de Yoga para depressão e estresse
Olá!
Hoje quero apresentar para você uma prática milenar e que a cada dia vem conquistando as pessoas com seus incríveis resultados: a Yoga. Uma prática que pode ser usada por qualquer pessoa de qualquer idade, sedentário ou praticante de outras atividades. E um dos temas que vou relacionar é sobre os benefícios da prática de Yoga para a cura da depressão e estresse.
Você sabia que a depressão é um problema de saúde pública no mundo todo, segundo a Organização Mundial de Saúde. No Brasil, cerca de 10,4% da população sofre com o problema, e se considerarmos outros transtornos relacionados como fobia, ansiedade e pânico, o percentual sobe para 44,8%. Números alarmantes, não é mesmo?
Porque não aderir a esta prática que leva a uma saúde física e mental?
Veja a seguir algumas posturas que podemos fazer para trazer equilíbrio prevenindo doenças, curando a depressão ou o estresse:
1- Postura do cachorro ollhando para baixo (Adho Mukha Svanasana)
Essa postura é excelente para combater depressão, pois aumenta a circulação na região do peito e acalma amente. Permaneça na postura por até 8 respirações.
2– Postura da Cegonha (Padahastasana)
Reduz a tensão nos ombros, pescoço e nas costas. Alonga a coluna e as pernas. Auxilia na digestão e na solução de problemas gástricos. O fluxo sanguíneo para o cérebro melhora, desobstruindo a mente, proporcionando clareza de pensamento. Mantenha a posição por 10 respirações profundas.
3 – Postura do Triângulo Estendido (Utthi Trikonasana)
Aumento da flexibilidade e o fortalecimento das pernas e quadris, o alongamento da coluna, cintura e tronco, além da expansão da caixa torácica e o trabalho de equilíbrio e concentração. Acalma o sistema nervoso; indicado para os casos de taquicardia e hipertensão arterial, diminui as dores na região lombar. Permaneça entre 5 a 8 respirações e depois repita para o outro lado.
4 – Postura Metade do Arco (Ardha Chakrasana)
Libera essa tensão extra à partir de suas costas. Expande a caixa torácica e promove a elasticidade dos músculos associados à respiração, ampliando a capacidade pulmonar. Estimula o sistema energético, nervoso e endócrino por completo e o hormonal promovido por essa postura contribui na prevenção e no tratamento de alguns casos de depressão, de infertilidade e de impotência.
5 – Postura da Criança (Balasana)
Esta postura ajuda a relaxar o pescoço, ombros, parte superior das costas de tensões. Além disso, ela pode ajudar a acalmar o sistema nervoso através da respiração estável e consciente.
6 – Postura de Torção da Coluna Sentado (Ardha Matsyendrasana)
Alivia a tensão da coluna vertebral torácica. Fortalece os músculos do abdômen e das costas;
Indicado em casos de prisão de ventre. Pela prática regular desta postura, as fortes dores nas costa, lombar e quadril desaparecerão rapidamente. As dores nos ombros e o deslocamento das articulações dos ombros são aliviados.
7- Postura do cadáver (Shavasana) 
Deite-se com a barriga para cima, relaxe os ombros, pescoço e músculos faciais, escápulas encaixadas, solte completamente todo o corpo e esvazie a mente. Respire profundamente algumas vezes, inspirando o ar para o peito sem contrair a garganta, expire relaxando e liberando toda tensão. Fique na postura por 5 minutos.
Além das posturas…
A Yoga é uma atividade para todos, pois o instrutor tem ferramentas para adaptar a prática para cada aluno atendendo as necessidades específicas, gerando autoconhecimento, equilíbrio, saúde física
e mental, segurança e confiança.
Venha participar desta prática super saudável e lhe proporcionar todo bem estar…
Deixo meu convite e um abraço
Daiane Silveira
COMPARTILHE COM AMIGOS
Comentários Fechados