Como a Psicanálise pode ajudar no tratamento da ansiedade?

Resultado de imagem para ansiedadeQuando Freud começou a relatar suas primeiras impressões sobre quadros de ansiedade em seus pacientes, ele acreditava que essa era uma resposta do nosso inconsciente aos nossos conflitos internos e da nossa relação com o ambiente em que vivemos. Para tratar a ansiedade, Freud acreditava que a Psicanálise era uma alternativa para evitar os problemas psicológicos e psiquiátricos relacionados a esse quadro.

A ansiedade está ligada com a expectativa que possui o individuo. Freud, classificava a ansiedade em três tipos: Realística, Neurótica e Moral. Sendo elas: A realística seria o medo de alguma coisa do mundo externo (por exemplo: punição dos pais).  A ansiedade moral seria aquela que decorre do medo de ser punido (sentirei culpa se fizer o que estou querendo fazer). E a ansiedade neurótica que é o medo inconsciente, não se sabe qual é o objeto. Esta última ocorre devido a natureza perturbadora e assustadora, cuja consciência não possui estruturas no momento, porém quando é analisada a ansiedade se torna realista ou moral.

Durante o acompanhamento na análise pode -se dissolver traumas, resolver conflitos internos, tratar comportamentos reprimidos, equilibrar os pensamentos racionais com as emoções e aumentar a capacidade gerando segurança.

Resolução de conflitos e traumas

A manifestação da ansiedade nada mais é do que uma resposta do nosso inconsciente a situações que consideramos de perigo ou traumáticas. Ela está relacionada a uma necessidade nossa de resolver problemas que nós nem mesmo conhecemos ou compreendemos, como se o inconsciente estivesse nos poupando e nos preparando para essas situações de risco. A grande maioria dos nossos traumas e conflitos internos reside no nosso inconsciente e somos incapazes de percebê-los sozinho. Quando a análise é utilizada para controle das manifestações de ansiedade dos pacientes, espera-se que o analista ajude o analisando a compreender por que razão seu inconsciente está se manifestando dessa maneira.

 Tratamento de comportamentos reprimidos

Como o inconsciente é a parte da nossa mente que armazena situações da nossa vida que não nos lembramos ou que foram traumáticas por algum tempo, é natural que alguns de nossos comportamentos reprimidos em qualquer fase da vida (em especial na infância ou na adolescência), voltem a se revelar como sintomas de ansiedade durante a vida adulta, sendo assim a Psicanálise é o método terapêutico mais indicado para a resolução de problemas relacionados com o inconsciente e controle da ansiedade.

 Equilíbrio entre o pensamento racional e as emoções

O indivíduo ansioso é uma pessoa que está, frequentemente, sofrendo com uma situação que ainda não surgiu (ou que aconteceu e que ele não consegue compreender o porquê). A Psicanálise é capaz de ajudar essa pessoa a compreender melhor seu medo e como lidar com ele para que não se torne um quadro crônico de ansiedade. Pessoas menos ansiosas conseguem se planejar melhor, raciocinar melhor, fazer escolhas melhores e lidar melhor com situações de um futuro próximo ou distante, tomando atitudes menos drásticas e com menor risco de consequências graves.

 Aumento da sensação de segurança

Indivíduos muito ansiosos podem desenvolver, em longo prazo, um quadro de Síndrome do Pânico. O medo é uma situação corriqueira no inconsciente do paciente ansioso e, por esse motivo, seu não tratamento pode permitir que o quadro avance e se torne cada vez mais grave e de difícil controle. A Psicanálise ajuda a evitar o desenvolvimento desse distúrbio em quem é muito ansioso, assim como também é essencial para ajudar no tratamento de pessoas que já apresentam os sintomas de pânico — já que ela é capaz de usar técnicas específicas para a ativação do inconsciente, reduzindo a sensação constante de medo nesses indivíduos.

Além de tratar a ansiedade, a análise é uma forma de autoconhecimento, elevando a autoestima e autoconfiança. Quando nos conhecemos abrimos portas para oportunidades,  nossos relacionamentos melhoram a comunicação, a pessoa irradia uma energia positiva fazendo com que todos queiram permanecer ao seu lado.

Como dizia Sócrates: “Conheça a ti mesmo e conhecerás o universo…”

Você já tratou sintomas de ansiedade com um psicanalista antes? Ainda tem dúvidas em relação a esse tipo de abordagem e quais são seus benefícios? Entre em contato para que possa ajudá-lo.

Forte abraço e um excelente dia!!!

Cuide-se com amor…

Daiane Silveira


Contatos:

E-mail: daiane@daianesilveira

Tel: (37)3242-5119

WatsApp: (37)99112-3098

 

 

 

 

 

COMPARTILHE COM AMIGOS



Comentários Desativados