Como viver bem aqui e agora

                                     A força do momento presente

O que temos feito por nós mesmos para sairmos da escravidão de nossos pensamentos e emoções? Como viver melhor o momento presente e extrair satisfação? O que fazer para limitar os pensamentos e trazer a mente para o aqui e agora? O que fazer com as lembranças  do passado que geram muitas vezes sofrimento e angústias?

 Nossa concepção de vida vem se modificando sutilmente há algumas décadas. Não suportamos mais o peso do passado, de nossa educação, mas somos mais escravos de nossos condicionamentos, não submetemos mais á repetição de nossos comportamentos malogrados, mas descobrimos que podemos nos tornar elementos ativos de nossa própria transformação.

Cada um de nós já viveu experiências que resultaram em sucessos ou em fracassos. Ás vezes temos êxito e ás vezes sofremos derrotas. A questão que se coloca é então:

Por que embora desejemos  profundamente ser bem sucedidos, não alcançamos os objetivos visados e os resultados esperados?

Isso pode acontecer nos seguintes casos:

* Relações que se desintegram apesar dos nossos esforços;

* Discussões que terminam em mal entendido, desacordo e conflitos;

* Projetos profissionais, familiares ou afetivos que se realizam mal ou que não se realizam.

Além disso a consciência dessas dificuldades com frequência traz consigo sentimentos de culpa, frustração, injustiça, incapacidade, medos e angústias.

Diante disso, são possíveis duas reações:

* Deixar por si mesmo, aceitando como algo consumado, uma realidade que não pode ser mudada; “a vida é assim mesmo!!!” e vai se  mantendo o estado de comodismo.

* Levar em conta o nosso poder de mudar as situações, influenciar nossa realidade, somando otimismo e novos horizontes.

Pratique o exercício abaixo para que possa conduzir bem sua vida, elaborando respostas ás questões existenciais. Muitas delas, você já encontrou…outras estão por vir. Proponho que invista diariamente um tempinho para descobrir, abrir-se, melhorar o que você faz e talvez instaurar mudanças a fim de adotar estratégias de crescimento.

Primeiro exercício: Durante o seu dia, a todo momento que surgir uma sensação de ansiedade, agitação mental por perceber que está cheio de atividades e não sabe por onde começar ou não consegue se concentrar em uma única atividade gerando emoções ruim… diga para você: AGORA estou realizando….(complete com a tarefa que está executando ou vai executar). Seja insistente em usar o AGORA…

Exemplos do que estou sugerindo: AGORA estou almoçando… AGORA estou tomando o meu banho… AGORA estou em meu trabalho … AGORA estou fazendo compras… AGORA estou estudando… AGORA estou brincando com meus filhos e assim vai.

Traga sua atenção para aquela atividade a qual está executando e observe-se…curta o que está fazendo, veja o quanto é bom estar no presente, vivencie o sabor das coisas. Mas saiba, será importante a repetição, o treino, a prática desta fala diariamente para que tome consciência, despertando a concentração mental e a retomada para o momento presente e assim você verá possibilidades infinitas em viver bem no aqui e agora.

Desejo um excelente dia e uma ótima prática do “AGORA”

Daiane Silveira


COMPARTILHE COM AMIGOS



Comentários Fechados