4 formas para desenvolver a inteligência emocional

As qualidades associadas a capacidade de identificar e controlar as emoções distinguem os melhores.

mulher-sorrindo-alegre_0

Bom dia!!!

Você já deve ter ouvido falar ou lido algo sobre inteligência emocional.  Hoje tem sido apresentado com mais intensidade e até mesmo cobrado este desenvolvimento diante das situações da vida.  Mas o que é Inteligência emocional?

 A inteligência emocional  é a habilidade de sentir emoções e usá-las para uma vida melhor. Estar em contato com os próprios sentimentos permite que você lide com o estresse e se comunique eficientemente com os outros,  habilidades que aprimoram a vida pessoal e profissional. É dar inteligência as nossas emoções.

Veja 4 maneiras de desenvolver sua inteligência emocional  através de um olhar especial diante de  suas emoções:

1) Perceba suas reações emocionais ao longo do dia.

É fácil ignorar o que sentimos frente aos acontecimentos do dia, mas reconhecer como isso nos afeta é essencial para melhorar o  quociente emocional. Ao ignorar seus sentimentos, você ignora fatores importantes que causam um grande impacto em seu estado mental e no modo como se comporta. Comece a prestar mais atenção aos sentimentos e a relacioná-los às experiências vividas.

2) Preste atenção no corpo.

Em vez de ignorar os sinais físicos das emoções, comece a ouvi-los. Nossa mente não é desconectada do corpo, ele se afetam profundamente.

O estresse pode causar algo parecido com um nó no estômago, pressão no peito ou respiração acelerada. A tristeza pode ser sentida como um despertar lento, com as pernas pesadas. Alegria ou prazer podem assemelhar-se com frio na barriga, coração acelerado ou aumento de energia.

3) Evite julgar as emoções.

Todas elas são válidas e têm seu papel, até mesmo as negativas. Ao condená-las, você inibe a habilidade de sentir as coisas plenamente, o que dificulta o uso delas a seu favor. Pense assim: cada emoção que sente é um pedaço novo de informação útil relacionado a algo que está acontecendo no universo. Sem essa informação você não saberia como reagir adequadamente. O que  representa uma emoção sobre a situação que está vivendo?

4) Pratique decidir seu comportamento.

Você não pode evitar as emoções que sente, mas pode decidir como reagir a elas. Pense em como preferiria reagir em situações em que costuma simplesmente descontar a fúria ou sair andando com mágoa. Em vez de deixar suas emoções tomarem conta de você, decida como quer agir na próxima vez que elas surgirem novamente. Quando algo negativo acontecer –  reserve um momento para identificar as emoções e de como transformá-las.

Lembre-se: o desenvolvimento pessoal pede atenção em si mesmo e a observação é indispensável.

Desejo um excelente dia com muita observação. Fale menos…observe mais…

Daiane Silveira


COMPARTILHE COM AMIGOS

                                                                   

HORÁRIO DAS AULAS DE YOGA

SEGUNDA, TERÇA E QUINTA: 17:20h

SEGUNDA E TERÇA: 18:30h



Comentários Desativados