Os grandes benefícios da prática de Yoga

Hoje o Yoga é considerado uma Prática Complementar onde trabalha tanto a mente quanto o corpo, permitindo o relaxamento.

Veja alguns dos benefícios para quem mantém sua prática regular:

Redução do estresse

O estresse é prejudicial para a mente e o corpo. Para os praticantes de Yoga, o alívio do estresse pode ser percebido nas primeiras aulas. A concentração exigida durante a prática dos exercícios de respiração e a meditação são alguns dos responsáveis pela redução deste estado. Dessa forma, a Yoga se torna mais do que uma atividade física na vida dos praticantes.

Com a prática, a redução do estresse acontece e o seu corpo consegue equilibrar os hormônios e regular o sistema nervoso. Assim, as glândulas adrenais passarão a funcionar melhor, reduzindo os níveis de cortisol — o hormônio do estresse — na corrente sanguínea.

Isso pode favorecer a manutenção de pensamentos mais positivos em relação à vida, além de não deixar que a ansiedade tome conta de todas as más situações. Alguns minutos de meditação podem ser essenciais para conectar o corpo e a mente, além de ajudar a encontrar o seu centro, o que trará boa energia e auxiliará na sua rotina.

Aumento da concentração

Outro benefício que a prática pode oferecer é a capacidade de melhorar  seu poder de concentração, tanto em relação às questões mentais quanto ao próprio controle corporal. Isso acontece porque essa atividade demanda muita atenção na respiração e na execução das posturas, evitando a distração em torno de pensamentos aleatórios.

O interessante é que a concentração aumenta não só durante as aulas, mas em qualquer ato a ser executado, seja uma atividade no trabalho, seja o estudo ou qualquer outra ação física.

Elevação do nível de autoaceitação

A prática da Yoga estimula você a se entender melhor, não se  julgando e também àqueles à sua volta. Com a atividade, você adota o seu ritmo, entende seus limites e aumenta o seu nível de autoaceitação. Assim, sente-se mais inspirado para seguir os seus sonhos e ir à busca de suas conquistas, o que também gera mais motivação.

Auxílio ao emagrecimento

Como o relaxamento proporcionado pela yoga reduz o estresse e a ansiedade, fatores que também são responsáveis pela alimentação compulsiva e em excesso, a prática regular pode ajudar no emagrecimento.

Combate da Depressão e da Síndrome do pânico

Também por reduzir a ansiedade,  auxiliando muito no processo de recuperação, evitando ainda o desenvolvimento dessas patologias psicológicas. A prática aumenta diretamente a produção e liberação de neurotransmissores no sistema nervoso, provocando uma sensação de relaxamento, prazer e bem-estar, o que está associado ao tratamento da depressão e da síndrome do pânico.

Promoção do desempenho sexual e da qualidade do sono

Melhora a circulação sanguínea, devido ao fortalecimento dos vasos e à renovação sanguínea, principalmente nas posições invertidas, resultando no  melhor desempenho sexual. Já o relaxamento e a redução do estresse proporcionados pela prática podem ajudar a dormir melhor.

Fortalecimento da musculatura

Os músculos são muito importantes para o corpo. Sem eles, não seríamos capaz realizar qualquer tarefa do dia a dia, como carregar uma sacola ou subir uma escada.  Assim  o Yoga auxilia nesse fortalecimento muscular. Os seus exercícios não trabalham somente o alongamento dos músculos e a flexibilidade, mas aumentam também a sua força.

Veja os horários das aulas na Clínica de Psicanálise & Bem Estar:

SEGUNDA, TERÇA E QUINTA – 17:20h

SEGUNDA E TERÇA – 18:30h

Espero por você para uma aula experimental!

Pratique Yoga antes que você precise!

Grande abraço

Daiane Silveira


Agende uma aula experimental pelos contatos:

Tel: (37) 3242-5119

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