Levar em conta nossos sentimentos

A raiva diz respeito ao presente, a tristeza ao passado, e o medo ao futuro.

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Nos perdemos no tempo muitas vezes. O presente é o resultado do passado, e o futuro será o resultado do presente, sendo a vida e movimento indissociáveis. Situar bem os três momentos do tempo é dispor de energia para empreender ações eficazes. Guiar bem a própria vida é como dirigir um carro ou surfar. É enxergar mais longe… Compreender bem as emoções será fundamental para se guiar no tempo de forma proveitosa gerando resultados e grande aprendizado, economizando energia  e  se desgastando menos.

Uma emoção é dádiva da natureza, uma vez que ela coloca a nossa disposição a energia, o combustível necessário para levar a nossa vida com satisfação.

São quatro as emoções básicas do ser humano – raiva, tristeza, medo e alegria. Essas emoções não  há quem diga que nunca sentiu ou vivenciou uma situação ao qual foi gerada. Vamos entender um pouquinho sobre cada uma delas:

O medo nos previne sobre o perigo. É muito útil, visto que a consciência do medo nos leva a adotar medidas de proteção e evitar o perigo em questão. O medo me faz antecipar o futuro de modo positivo.

A raiva serve para mudarmos a realidade e modificarmos aquilo que não nos convém.

A tristeza nos permite aceitar o que é inalterável e fazer o luto daquilo que perdemos.

A alegria permite que nos sintamos bem,  que tenhamos forças e energia  para compartilhar.

O fato de experimentar sensações negativas a partir de algumas dessas emoções nos leva a pensar de forma equivocada sobre cada uma dessas emoções.Todas elas são úteis e positivas em nossa vida.

Atitudes apropriadas para lidar bem com as quatro emoções:

* RAIVA: Afirmar-se, impor seus limites;

* MEDO: Tomar medidas para se sentir protegido;

TRISTEZA: Fazer o luto do que foi perdido.

* ALEGRIA: Compartilhar a alegria, festejar.

Viver é ter emoções, é sentir os “fluxos” de energia que existem em nosso organismo para que ele possa funcionar naturalmente. 

 Veja um exercício – Leve em conta suas emoções:

1 ) Pense em uma situação ao qual tenha reagido com ( raiva, tristeza, medo ou alegria). O que você fez?

*  Quando você reagiu com esta emoção,  conseguiu reconhecer para si mesmo? E para as pessoas que estão envolvidas?

* Agora estou consciente que quando reajo com ( raiva, tristeza, medo ou alegria) eu me sinto…(complete)

* Da próxima vez posso escolher … (complete)

* Assim evitarei… (complete)

Orientação para praticar: Escolha uma das quatro emoções, respondendo as perguntas com uma emoção de cada vez. Complete com a primeira resposta que vir a mente. Dedique-se a completar todas as frases usando todas as emoções separadamente, uma de cada vez.

“Viver é se deparar com emoções.

Desejo a você um excelente dia e cuide de suas emoções…

Daiane Silveira


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