Fique de olho, você pode estar com estresse

DIMINUA A TENSÃO, ACABE COM O ESTRESSE, APROFUNDE O AUTOCONHECIMENTO

 

Quando nos sentimos estressados, o desconforto tende a se manifestar em sintomas físicos e psicológicos cuja importância ás vezes não compreendemos totalmente. São sinais de que devemos reavaliar nossas prioridades – nosso corpo ou nosso estado de espírito estão nos dizendo que alguma coisa em nossa vida mudar. Relaciono a seguir alguns desses sinais reveladores.

SOLIDÃO: Nos sentimos isolados dos amigos e da família ou temos uma sensação permanente de estarmos  ” sozinhos” em meio á multidão.

INSEGURANÇA: De repente, nos sentimos tímidos vulneráveis diante de pessoas que geralmente nos davam confiança. Ou achamos que estamos sempre sendo criticados ou julgados.

PERDA DE CONCENTRAÇÃO E MEMÓRIA:  Temos dificuldade de lembrar conversas ou promessas recentes. Podemos nos sentir confusos, de modo que fica difícil compreender ou reter informações.

NÃO ATENDER AO TELEFONE: Perdemos o interesse pelos outros e repelimos preocupações.

CANSAÇO E DISTÚRBIO DO SONO: Apesar da constante sensação de cansaço, não conseguimos dormir.

LÁGRIMAS E VARIAÇÕES DE HUMOR: Um dos sintomas mais comuns é choro fácil. Também podemos apresentar flutuações de humor picos de euforia alternados com momentos de tristeza.

IMPACIÊNCIA E IRRITABILIDADE:Perdemos o controle a qualquer hora e por razões sem importância ou respondemos mal ás pessoas sem saber se elas estão mesmo acusando.

TRABALHO OBSESSIVO: Considerar o trabalho um refúgio pode ser um sintoma de estresse, embora ele também possa se manifestar em desinteresse pelo trabalho.

PERDA DO APETITE: A comida não nos interessa mais.  Ou abusamos de qualquer alimento inadequado.

COMPULSÃO: Não conseguimos nos impedir de comer, beber, fumar ou comprar roupas em excesso.

MEDO DO SILÊNCIO: O silêncio pode causar desconforto, por isso falamos sem parar ou deixamos o rádio e  a tv ligados quando estamos sozinhos. Ou então não se tolera barulho.

OBSESSÃO PELA APARÊNCIA: Ficamos excessivamente preocupados com a aparência, fazendo exercícios e regimes de maneira compulsiva.

Atente-se! Se você apresenta estes sinais pode estar com estresse. O mais importante é fazer uma avaliação, mudanças de hábitos e se não conseguir sozinho faça terapia.  O estresse em tempo prolongado pode se transformar em uma depressão devido a sobrecarga física e mental e corpo passa a não reagir sozinho. 


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FORMAS DE COMBATER O  ESTRESSE:

* Identifique a causa;

* Tenha uma alimentação saudável evitando frituras e alimentos ricos em cafeína;

* Procure ajuda  médica e  psicológica, pois em alguns casos se faz necessário medicação e acompanhamento com um terapeuta;

* Pratique alguma atividade física como caminhadas, ciclismo, Yoga entre outros;

* Mude sua rotina, mude o cenário no seu fim de semana para que volte a sentir prazer;

* Durma bem, crie hábitos com práticas de relaxamento e meditação.

Fique atento! Não adie as mudanças que precisa fazer. Comece AGORA!

 

Daiane Silveira


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