Como superar a tristeza profunda?

Dicas para superar a tristeza profunda

Entenda que a tristeza pode ser sua amiga

Uma pessoa triste tem capacidade para mudar seu estado de espírito quando algo de bom acontece e pensar em coisas positivas. Em geral, quem se sente triste questiona a razão deste sentimento e, ao pensar sobre o assunto, acabam valorizando sua vida e o momento. Todas as emoções são amigas, e chegam para sinalizar que alguma coisa precisa ser mudada.

Ouça suas emoções

A tristeza rouba a energia do indivíduo. Por isso, muitas pessoas acabam camuflando esse sentimento, querendo que ele se afaste rapidamente. Mas as pessoas que passam por cima da tristeza acabam reprimindo a dor e fazendo que ela cresça em seu interior. Nesse sentido, refletir sobre o que a emoção está querendo sinalizar é fundamental para dar a volta por cima.

Analise sua vida e perceba o que você gostaria que fosse diferente. Algumas coisas podem ser mudadas e dependem de você, e outras não. Mude o que pode ser mudado, e aceite o que não depende de você. Muitas pessoas se sentem tristes porque lutam contra aquilo que não pode ser mudado por elas.

Agradeça mais

Pessoas tristes costumam reclamar muito de tudo, sempre colocando a atenção no que está errado. Para mudar esta situação, comece a enxergar quantas coisas preciosas você tem na vida e quantas oportunidades aparecem no seu caminho. Agradeça aquilo que você já tem e pare de buscar apenas o que falta. A gratidão é a grande chave para se afastar da tristeza e da solidão.

Busque prazer

Faça uma reflexão sobre a tristeza, mas não mergulhe nela, pois assim só atrairá mais coisas que lhe deixem triste. Faça coisas que mude o foco da tristeza e te faça sentir feliz. Viaje, faça um curso, pratique esportes, vá ao cinema, saia para dançar, vá ao salão de beleza, saia com amigos que não vê há tempos e aprenda a gostar de estar com você mesmo. Nossa companhia é diária.

Autoconhecimento

Todas as pessoas precisam olhar para as “dores” que fazem parte da sua história de vida. Quando acolhemos nossas dores e damos um novo significado para essas memórias, “limpamos” o conteúdo doloroso que desencadeia as emoções negativas. Atribuir novos significados para memórias de dor é um dos grandes passos para evitar emoções como medo, tristeza a raiva.

Aprender a superar conflitos, conviver com mudanças, relacionar-se de forma harmoniosa com as pessoas e dominar as emoções são outros pequenos passos que devem ser aprendidos e praticados, evitando que as mudanças naturais da vida nos impeçam de alcançar aquilo que realmente viemos buscar: a felicidade.

O quanto você tem dedicado a observação de seus pensamentos? Se pensamos bem…sentimos bem.

Desejo tudo de melhor para você e um dia rico em maravilhosas oportunidades para desenvolver seu autoconhecimento!

Grande abraço

Daiane Silveira

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