Por que a memória afetiva pode ser tão valiosa?

Por que a memória afetiva pode ser tão valiosa para a sua marca?

Todos nós seres humanos, independente da nossa origem, temos na nossa primeira infância a fase mais importante de descobertas em nossas vidas e ela nos deixa marcas absolutamente inesquecíveis que vão sempre nos acompanhar.

São milhares de experiências cotidianas que geram sensações e sentimentos, positivos e negativos, que experimentamos pela primeira vez desde que nascemos até os 6 anos de vida. A primeira vez que sentimos falta de alguém ou seja, sentimos saudade, a primeira vez que sentimos fome, a primeira vez que nos sentimos amados, a primeira vez que sentimos um sabor delicioso, a primeira vez que nos sentimos acolhidos e seguros, a primeira vez que sentimos a alegria por alguma coisa que nos fez bem, a primeira vez que sentimos dor e por aí vai… Boas e más emoções e sensações.

As boas emoções e sensações dessa nossa primeira fase da vida chamamos de memórias afetivas. Que podem ser geradas por fatos que podem parecer banais a uma primeira vista, mas que podem guardar fortes memórias afetivas. O fato é que tudo isso está guardado em nosso HD interno, chamado inconsciente.

As teorias do neurologista austríaco Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise, ainda são referenciais importantes para os estudos do inconsciente. Freud já defendia que apenas uma pequena fração das nossas memórias encontra-se ativada, demarcando os limites da consciência. Todas as demais estão em estado latente, ou seja, escondidas. “Freud representa essa ideia usando a metáfora do iceberg como um modelo da mente, onde a maior parte está submersa.

A memória afetiva pode ser despertada através do degustar de um alimento ou o cheiro exalado por ele, um toque , uma imagem. Através dos estímulos recebidos do meio externo entramos em sintonia. E como pode ser prazeroso curtir esta memória… Me lembro do cheiro de alecrim quando minha querida avó varria o forno de brasas quando assava as quitandas, o feijão delicioso feito com carinho por ela na panela ferro. Este momento pode ser precioso para buscar aconchego e segurança.

Agora se a memória despertada for negativa…corre lá e ressignifique retirando o aprendizado porque não vale a pena retornar momentos de sofrimento. Bola para frente! Porque até mesmo isto pode deixar a caminhada limitada e insegura.

Observe no seu dia quantas vezes são acionadas estas memórias afetivas e as boas sensações … curta!

Forte abraço

Daiane Silveira

COMPARTILHE COM AMIGOS



Comentários Fechados