Como cuidar do estresse?

images (16)Práticas que podem  te ajudar a viver em equilíbrio

A cada dia um maior número de pessoas conscientiza-se que conquistas sociais, financeiras e profissionais, embora muito positivas e bem vindas, não suprem totalmente os anseios da alma humana. É nesse momento que a busca por uma melhor qualidade de vida tem ocupado cada vez mais espaço no dia-a-dia das pessoas, pois começa-se a compreender a importância da felicidade na manutenção da saúde, produtividade e potencial criativo.

Considerado pela OMS ( Organização Mundial de Saúde) como um dos grandes males desse século, o estresse é um dos grandes responsáveis pela infelicidade, baixa produtividade e saúde precária, presentes na vida da maioria das pessoas.Provocado pelas diversas reações orgânicas que são desencadeadas ao mesmo tempo ao nos sentirmos ameaçados real ou imaginariamente.

Mas, sabia que  o estresse é necessário ao organismo? As reações de estresse nos auxilia no desempenho das funções orgânicas e psíquicas como crescimento, criatividade, movimento e conquistas. O que não deve acontecer é o excesso que ansiedade que ao não planejar e organizar suas atividades podem ser prejudiciais.

Para poder enfrentar esses estados de tensão, o corpo faz com que as glândulas suprarrenais produzam mais adrenalina, o fígado converta as reservas de gordura em açúcares (para produzir mais energia) e a irrigação sanguínea, seja reduzida em alguns locais, para que coração, cérebro e músculos sejam melhor irrigados. Entretanto, se essas alterações acontecem repetidas vezes, com pequenos intervalos de tempo, ocorre o que podemos definir como estresse negativo, responsável por sérios transtornos físicos e emocionais.

Para facilitar a compreensão e solução desses conflitos emocionais e desequilíbrios físicos advindos dos estados de estresse, a Terapia floral e a prática de Meditação, relaxamentos diários têm papel fundamental, instrumentalizando o indivíduo para melhor se auto-conhecer e consequentemente sentir-se mais apto a modificar e curar sua vida em busca de qualidade e felicidade. Sintomas freqüentemente encontrados em indivíduos estressados, podem ser eliminados ou minimizados através do tratamento com Terapia Floral, a prática de Meditação e relaxamentos.

Fatores estressantes:
Entre os agentes estressantes existem aqueles que podem afetar a saúde do nosso organismo independente da nossa vontade.

São eles: Variações extremas de temperatura, radiação, poluição ambiental e sonora, mudanças constantes no horário de trabalho, infecções, efeitos colaterais de medicamentos e deficiências nutricionais.
Estar atento ao próprio corpo e sentimentos leva a uma rápida solução de problemas evitando maiores transtornos. O estresse geralmente é causado por uma somatória de fatores difíceis de serem administrados, podendo ser eles de caráter social, familiar, afetivo, pessoal e organizacional.

Fatores sociais, familiares e afetivos são aspectos aos quais somos submetidos e encontram-se relacionados à ordem política, econômica, financeira, de relacionamento e familiar, tais como conflitos sociais, falta de segurança nas cidades, custo de vida, desemprego, doenças prolongadas na família, problemas de relacionamento, problemas familiares, separações afetivas, dificuldades financeiras, entre outros…

Entre os fatores organizacionais estressantes, encontram-se a administração inadequada, chefias mal preparadas, indefinição quanto ao futuro da empresa, metas impossíveis, objetivos não claros por parte da empresa, comunicação deficiente, condições ambientais de trabalho inadequadas, órgão de recursos humanos ausente ou controlador, falta de treinamento adequado, deficiência de material de trabalho, entre outros.

As organizações modernas, que compreendem a importância do seu papel social, mantém-se constantemente ocupadas com projetos que procuram melhorar as condições de vida de seus colaboradores, tornando as pessoas mais felizes e produtivas. Muitas dessas empresas já fazem uso da Terapia Floral e de práticas de  Meditação, com bastante sucesso.
Dificuldades emocionais que impedem a ação em determinadas situações são consideradas fatores pessoais e uma das principais causas de estresse.

O estresse pode parecer o “vilão” da sua vida, mas na verdade VOCÊ é o maior responsável

pela situação em que se encontra. Cuide-se!

Respeite-se como ser humano. Suas atitudes para consigo mesmo, refletirão na forma como os outros irão tratá-lo, portanto trate-se bem, buscando sempre uma melhor qualidade de vida para você e seus familiares.

Desejo uma excelente semana muita saúde e sem estresse!

Estou a disposição para orientá-lo da melhor forma.

cropped-flavicon1.png

Daiane Silveira


floraisFlorais: atendimento com Florais para todas as idades, inclusive gestantes.

Psicanálise Clínica:  atendimento para casais, jovens, adultos e idosos.

Contato: Tire suas dúvidas, terei maior prazer em orientá-lo.

E-mail: contato@daianesilveira.com.br

                                                                   Cel/wats app: (37) 99938-8688



Comentários Fechados