E você, como age, pensa e fala?

Lembrar que é possível escolher caminhos e opiniões, sem estar sujeito a arbitrariedades externas, tranquiliza a mente e fortalece a ética. Isso é liberdade!

Houve um grande filósofo chinês que caiu em desgraça na corte e foi desterrado do imperador. Mais tarde, o imperador, compreendendo o seu erro e descobrindo as intrigas que o fizeram mandar para longe seu conselheiro leal, pediu a seus atendentes que o fossem buscar, pois havia um cargo importante para ele na corte. Ele receberia honras, riquezas. Oferecessem o que fosse necessário. O imperador o queria de volta.

Foram encontrar o  grande filósofo e conselheiro pescando calmamente à beira de um rio. Fizeram todas as ofertas. O que ele precisasse.  O imperador lhe daria tudo o que quisesse. seria respeitado e reverenciado por toda a corte.

O sábio disse: “Num lugar sagrado estão relíquias de uma grande tartaruga. A maior até hoje encontrada e vista. Ela está em um local lindo e é muito bem tratada. Todos a homenageiam. Ela recebe grandes honrarias, mas nunca pode aproximar da lama. O que vocês escolheriam:  ser uma tartaruga que recebe fortunas, honras e homenagens em um local limitado ou ser uma tartaruga que pode colocar a cauda no lodo?”  Os cortesãos não souberam o que responder, e ele disse: ” Pois eu prefiro ficar com a cauda no lodo.”

Às vezes deixamos de apreciar a nossa liberdade de ir e vir, a liberdade de poder pensar, ter opiniões e fazer escolhas.  “Não há nada mais digo e honrado  do que a liberdade.” ( Monja Coen)

E você? Como age, pensa e fala? É facilmente convencido? Vende-se por circunstâncias que não tem valor?

O que tem feito para se manter aliado com seus valores pessoais  colaborando com a

melhora e equilíbrio do ambiente onde vive?

A liberdade  nada mais é do que responsabilidade. Faça o que tem que ser feito e será livre.

Qual é a sua escolha? Ser a tartaruga com honrarias ou ser a tartaruga com a cauda no lodo?

Deixo um abraço e o desejo de  um dia repleto de oportunidades e belas escolhas .

Daiane Silveira


Contatos:

Tel: (37)3242-5119

WatsApp: (37) 99938-8688

E-mail: contato@daianesilveira.com.br



Comentários Fechados