Quando o sono não vem …

Olá! Tudo bem com você?

Hoje vou dar sequência as dicas sobre o sono para que você tenha a oportunidade de fazer uma autoavaliação sobre como anda a qualidade de seu sono ou colaborar com algum amigo para a buscar de ajuda de um profissional ou até mesmo na mudança de hábitos para que possa também ter mais saúde e disposição.

 

VOCÊ SABIA?

O sono é necessário á sua sobrevivência e sua necessidade difere de uma pessoa a outra, e pode variar em uma mesma pessoa em função da idade, do estado psíquico e das circunstâncias. É por este motivo que algumas pessoas acreditam ser insones quando na verdade não são.

 

QUANDO O SONO NÃO VEM…

Você já teve dificuldades de pegar no sono ou está passando por esta situação no momento? Algumas pessoas tem dificuldade de pegar no sono , como se fosse impossível para elas “desligar” seu sistema de despertar. Qualquer que seja a causa, e independentemente das recomendações gerais em relação á vida saudável ou aos remédios naturais que podem auxiliar a pegar no sono, a primeira sugestão é cuidar do ritual da hora de dormir.

Para dormir bem, todas as técnicas são válidas. Cada um tem seus próprios rituais ou pequenas manias. O ritual de tomar um chá, um copo de leite quente, os cuidados com os dentes, fazer as orações de preferência, separar a roupa para o dia seguinte, uma leitura, encerrar fazendo uma reflexão do dia, usar uma música relaxante ou fazer uma meditação, pode propiciar o adormecimento. A organização do ritual difere de cada um em particular.

Como existem as possibilidades de um ritual positivo, há também aqueles que podem interferir de forma negativa: como uso prolongado do computador antes de dormir, como a tv pode provocar certas reações de hiperatividade cerebral prejudicando o relaxamento.

 

CAFÉ, UMA BEBIDA POUCO RECOMENDADA

O cérebro produz um neurotransmissor que facilita o sono: a adenosina. Ora, a cafeína se coloca sobre os receptores dela e a impede assim de desempenhar sua função. Além disso, a cafeína estimula a síntese pela hipófise de certos hormônios que induzem a fabricação de adrenalina pelas glândulas supra renais. E é essa produção de adrenalina que nos mantém acordados.  Este tipo de bebida é mais recomendado durante o dia e sem excessos.

 

UM SONO QUE NÃO DESCANSA

Existem alguns problemas que podem interferir na qualidade do sono, como a Apneia e Ronco, Síndrome das pernas Inquietas. Para estes deve-se procurar um profissional especialista do sono para estudar as possíveis causas e tratamento.

Outras podem ser a depressão e o estresse, que também são causas muito comuns, pois quando o indivíduo se encontra nestes estados, fica difícil um sono reparador.

Para estas situações existem várias maneiras de  se cuidar recuperando aquele soninho gostoso:

O segredo de uma boa noite de sono reside certamente em relaxamento mental e físico. Para alcançá-lo utilize todos os meios naturais a sua disposição, desde massagens até chás, e cuide bem de sua alimentação e qualidade de vida.Veja algumas dicas importantes:

1- Atenção a sua alimentação: as refeições marcam seu dia, e o respeito a esse equilíbrio alimentar torna-se mais importante ainda quando seu sono está desregulado. Se você quer ter uma boa noite de sono, procure trazer seus horários de refeições em ordem escolhendo também os alimentos. Refeições a qualquer hora, gordurosas ou ainda acompanhada de estimulantes ( álcool, café, bebidas a base cola) podem ser fontes de certos distúrbios do sono.

2- Nada de dormir toda a manhã ou cochilos longos após o almoço: um repouso , uma pausa após o almoço pode ser muito saudável para que recupere suas energias para o retorno ao trabalho. Cuide para que seja breve.

3- Faça do seu quarto um ambiente agradável: mantenha seu quarto organizado e limpo, faça aquela faxina tirando tudo aquilo que não se usa mais. Dê preferência  a um ambiente de cores mais claras e tecidos aconchegantes. Evite deixar a TV ligada ou computadores, tenha roupas adequadas   para dormir e arrume sua cama todos os dias.

4- Escolha atividades que possa favorecer seu sono: a prática de ioga, massagens relaxantes, caminhadas, andar de bicicleta, entre outros pode estimular seu cérebro e induzi-lo a um desligamento durante a noite. Nossa mente precisa de uma rotina saudável.

5- Se necessário tome complementos naturais como florais: estes podem  auxiliar de forma natural  para que tenha um dia mais tranquilo fazendo com que você relaxe melhor a noite.

Agora se você não consegue encontrar seu equilíbrio em uma rotina saudável, se dedicar buscando alguma atividade que favorecerá uma melhor qualidade de seu sono, a solução é a busca de um acompanhamento terapêutico para ajudá-lo a encontrar o ponto de partida para novos hábitos ou resolução de conflitos internos que podem estar lhe prejudicando.

Se você se encontra neste quadro não exite em adiar mais por mais tempo… se você está iniciando um processo de má qualidade do sono reveja seus hábitos e rotina. Corra para que não se agrave … e para você  que dorme bem continue atento para se manter-se com saúde.

Dê uma pausa e avalie sua rotina, seus hábitos para que garanta um dia produtivo e uma noite reparadora.

 Deixo um abraço

Daiane Silveira


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