O sono e você

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Conhecer o sono, seu funcionamento e seus pontos fracos é a primeira coisa a fazer para ter um descanso mais regular e reparador. Você poderá então se preparar para noites agradáveis e pacíficas.

 

O que é o sono?

O sono é um estado fisiológico necessário para a conservação do bom equilíbrio fisiológico. Sua característica principal é a suspensão da consciência e da vigília. O fato de poder ser interrompido instantaneamente o diferencia dos estados de pseudosono, como o coma e a hipnose.

O sono é acompanhado por modificações psíquicas e musculares. Os músculos envolvidos relaxam e se distendem, isso tudo acompanhado de uma modificação dos reflexos. A atividade psíquica consciente se encontra suspensa, liberando assim a atividade subconsciente do sonho. O sono é, portanto , o período de descanso de todo o organismo, de recuperação, de regeneração, e permite quando de qualidade um bom despertar com disposição para enfrentar a nova jornada diária.

Você sabia?

A privação do sono é uma tortura mortal a longo prazo. A curto prazo, é um fator de desestabilização tanto física quanto psíquica, causa de muitas doenças e distúrbio de humor.

A importância da fase de adormecimento

A fase de adormecimento ás vezes é delicada, pois, quando passa, é preciso esperar a fase seguinte. Cada pessoa tem um ritmo próprio de adormecimento, em geral de cerca de 45 min. Á noite, é possível adormecer a cada 45 min.

Tais fenômenos são provocados pela falta de sincronia entre a perda de consciência e as modificação da tensão muscular que a acompanham. Por exemplo: a distensão muscular pode proceder o adormecimento, provocando assim um impressão desagradável de paralisia que atrapalha a chegada do sono; ou então o adormecimento constitui a etapa que precede o sono propriamente dito e o desenvolvimento de seus vários ciclos.

Os ciclos do sono

Quatro a cinco ciclos de sono de uma hora e meia a duas horas se sucedem ao longo da noite, alternando sono lento ( não REM) e sono rápido ( REM).

O sono lento ou sincronizado ( não REM) representa cerca de 80% do tempo total de sono. É caracterizado por ondas lentas e por movimentos oculares. Compreende quarto estágios, que vão do mais leve ao mais profundo, que são acompanhados por relaxamento muscular total e uma desaceleração dos ritmos cardíacos e respiratórios, assim como pela diminuição da pressão arterial. Acordar na fase 4 é muito difícil e desconfortável.

O sono ( REM), que sucede, é acompanhado de uma importante a atividade por movimentos oculares rápidos. É o período do sonhos, que apresenta uma aceleração do coração  e da respiração e o desaparecimento quase que total do tônus muscular. O sono rápido completa um ciclo, que recomeça com um novo período  de sono lento. O centro acionado durante o sono rápido encontra-se no tronco cerebral e tem como mediadores químicos a noradrenalina, ao mesmo tempo que o percurso acionado durante o sono sincronizado tem como mediador químico a serotonina. É esta última, portanto, que ajuda a termos um sono reparador.

Sugestão: Exponha-se a luz do dia

A alternância entre os dias e as noites regula o sono. Quanto mais nítida for essa alternância, melhor para dormir.

Se, desde o despertar e depois, durante todo o dia, você  se encontra em um local bem iluminado, de preferência pelo sol, o sono virá mais rapidamente assim que a noite chegar. Por outro lado, se você passa o dia em uma semipenumbra, com a luz pouco difusa, pelo céu nublado, é provável que você e tenha dificuldades para adormecer.

Uma forte intensidade luminosa freia a secreção da melatonina pelo cérebro e estimula o tônus muscular e a vigília, agindo como um antidepressivo.

Existem algumas técnicas que podem ajudá-lo na melhoria da qualidade do sono: o uso de florais, a prática de meditação. Além disso praticar uma atividade física regular.

Fica a dica: Qualidade de vida depende de nossas ações diárias. Escolha as sua.

Deixo um forte abraço e o desejo de muita serenidade para fazer as melhores escolhas durante o seu dia e para que tenha uma excelente noite.

Até mais…

Daiane Silveira 


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